quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


SÓ PRA EXERCITAR
Que calor! Já estou morando em São Paulo há quase dezessete anos e não lembro de temperaturas tão altas quanto as que vem fazendo nos últimos tempos. Escrevo, só pra exercitar, cercado por três gatos que jazem espalhados pelo chão. Imagino que para eles o calor deva ser muito pior! Tadinhos, estão moles e sem nenhuma animação para bincar. Adoraria estar na praia ou em outro lugar qualquer onde não estivesse tão quente ou onde fosse possível se refrescar. São Paulo, definitivamente, não combina com altas temperaturas. Enquanto não viajo de fato, o faço através da leitura do livro Um Lugar na Janela, de Martha Medeiros, no qual ela relata suas experiências on the road. Típica leitura de verão, leve, descompromissada, textos curtos que não exigem demais do leitor. Uma delícia para passar o tempo. A medida que a autora descreve os lugares por onde passou e as coisas que neles viveu, vou lembrando de quando eu estive nos mesmos lugares e das coisas que experimentei. Muito bom. Literatura comparada: A escrita, por ela, e a vivida, por mim! Agora, o calor insuportável deu lugar a uma chuva daquelas: Caudalosa, intensa, forte, com vento, trovões, raios, relâmpagos, os orixás todos e mais São Pedro devem estar em festa... Falando em Pedro, domingo à noite, no Ritz, encontrei com Pedro Baby, o jovem músico filho de Pepeu e Baby Consuelo. Não adianta, ela pode fazer numerologia, virar evangélica, gospell, seguir o Thomas Green Morton do Rá! E até mudar o nome para Baby do Brasil: Pra mim, ela continuará sendo sempre a Baby Consuelo. Uma das musas da minha adolescência, que eu seguia, assistia a todos os shows e tirava muitas fotos. Eu estive no show comemorativo dos dez anos dos novos Baianos, em Porto Alegre, no Teatro Leopoldina, em 1979 (Abafa essa data!), e tirei um filme inteiro, de trinta e seis poses, de fotos do show. Todas dela, é claro. Em algumas, até aparecia o Pepeu também. Revelei as fotos, algumas ficaram bárbaras, e eu andava sempre com elas a tira-colo. Certa feita eu tinha ido passar a Páscoa no Rio, em 1980, quando minha irmã Raquél por lá morava, com nossa amiga Denise Ortiz. Saímos para tomar um chopp no Baixo Leblon e eis que encontro, na mesa ao lado da nossa, Baby Consuelo e boa parte dos Novos Baianos. Na maior intimidade, fui lá, falei que tinha umas fotos do show de Porto Alegre na bolsa, eles me convidaram para sentar, mostrei as fotos, Baby adorou duas delas e me pediu. Dei as fotos com todos os meus contatos atrás e ela autografou uma para mim... Pois bem, foi nesse clima “amigo da sua mãe” que abordei Pedro no Ritz, na maior cara dura, logo eu que sou tão tímido etc e tal. Ele foi um amor e me antecipou que o show Baby Sucessos, que ele dirigiu comemorando os sessenta anos da mammy, vem para São Paulo no dia 3 de fevereiro! Estou contando os dias. Pena que não tenho aqui uma das fotos que tirei daquele show. Vou procurar nos guardados e escanear... Sobre o que eu falava mesmo? Ah, ta. O calor. Agora, com a chuva, melhorou. Mas, de toute façon, estou escrevendo só pra exercitar. E, diga-se de passagem, escrevo ao som de Lulu Gainsbourg, o filho de Serge Gainsbourg. Boas viagens!

Na foto, a capa do álbum no qual Lulu homenageia o pai, Serge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário