sábado, 18 de fevereiro de 2012


AQUELE BEIJO
No verão de 1985, em férias da faculdade de teatro, fui ao Rio de Janeiro visitar minha irmã Rita que, à época, estava morando na Cidade Maravilhosa antes de se aventurar em outras maravilhas do mundo. Foi nessa ocasião que assisti ao espetáculo Tupã, a Vingança, de Mauro Rasi, com direção de Miguel Falabella, estrelado pela minha eterna musa Lucélia Santos. E imediatamente me tornei fã de Miguel Falabella. Quando o descobri autor, então, o negócio ficou sério. Quando digo sério, não é que ele escreva dramas ou tragédias. É que suas comédias são sérias. Seriamente escritas. Habilmente urdidas. Planejadamente arquitetadas. Coisa de profissional. Considero Miguel Falabella uma espécie de Pedro Almodóvar brasileiro. Sua metralhadora atira para todos os lados, implacável, crítica, feroz, ferina até. Mas ao mesmo tempo dá voz a todos os excluídos e aos incluídos também. Mais ou menos como o avesso do bullying. Nada mal em tempos de Pânico e quetais... Quando chegou à TV, como novelista, ocupou no meu pódio, senão o posto de melhor dramaturgo, o de mais assistido. Não perdi um só capítulo de Salsa e Merengue. Falabella conseguiu desbancar, no meu ranking, Gilberto Braga e Silvio de Abreu. Que passaram a ocupar, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar. Eu, que atualmente me considero um ex-noveleiro, triste órfão de Janete Clair, me rendi a Aquele Beijo e paro o que estiver fazendo para assisti-la. E fico torcendo para que ele, o autor, entre em off comentando, no melhor estilo "rubricas da peça", a interioridade dos personagens. Metalinguagem para a classe C. Adoro. Quem acha que isso é jogar pérolas aos porcos precisa rever os seus conceitos. Aliás, quem é que não gosta de pérolas? Viva Ana Girafa e o Covil do Bagre! Vivam, também, Maruska e a Comprare! E, claro, a Chocotona... Um dos meus sonhos ainda não realizados é um dia trabalhar com Miguel Falabella. E poder, finalmente, lhe dar Aquele Beijo...
Na foto, Ana Girafa vestida como Lady Gaga.

Um comentário:

  1. Please.... alguem apto a mostrar este texto a Miguel Falabella? Robertinho Camarguinho, tu es demais! Te adoro!!!!!

    ResponderExcluir