quarta-feira, 10 de agosto de 2011



DIA DOS PAIS
A aproximação do dia dos pais e a consequente enxurrada de propagandas me fez lembrar do meu, contrário que era a essas manifestações que ele chamava de comerciais. Certíssimo, o meu pai. Já se vão catorze anos desde que nos deixou e eu ainda tenho dificuldade de falar dele por escrito. Diferentemente da leveza e do bom humor com que sempre me refiro à minha mãe aqui no blog, meu pai representava, para mim, justamente a seriedade e o comprometimento com os deveres. E hoje, quando lembro dele com saudade, é justamente disso que sinto falta: Da sua voz grave e séria me chamando à realidade. Eu, o artista, eu, o desapegado da matéria, eu, o que nunca se preocupava com o futuro, sempre ocupado demais vivendo o presente. Ou sonhando... Um belo contraponto. E se assim dizendo soa como uma relação de frieza ou distanciamento, ledo engano. Ele sempre foi presente, afetivo e envolvido com tudo o que nos dizia respeito. Dormia cedo, acordava mais cedo ainda, vivia para o trabalho e para a família, sem nunca tirar férias. Acho que meu pai foi dos últimos representantes de uma estirpe de homens cuja palavra valia mais do que qualquer contrato e ele sempre a honrava. Diferente de alguns dos seus contemporâneos, que, às vezes, lhe davam calote... Um homem de palavra, espécie que atualmente encontra-se em extinção. Quando já adulto eu ia para Soledade e saía na noite com meus amigos, ao acordar tarde na manhã seguinte eu lhe dava bom dia sabendo que invariavelmente ele responderia: Boa tarde! Hoje eu daria tudo para ouvi-lo dizer, nos meus momentos de fraqueza: Meta os peitos! Meu pai sempre foi preocupado com a nossa segurança financeira. Mas isso não fazia dele um pai desumano: Era sua maneira de nos demonstrar o seu afeto. Quando vim embora para São Paulo ele me chamou para uma conversa. E, ao se convencer de que morar aqui era realmente o melhor para mim, comprou um apartamento e me deu de presente. Para que eu tivesse uma preocupação a menos na minha batalha na paulicéia: O aluguel. Minha adolescência nos afastou bastante, rebelde que eu era contra o estabelecido que, no meu entender, ele representava. Minhas mais ternas lembranças são de quando era ainda bem pequeno e ele me botava para dormir em seu braço na hora da sesta. Ou de quando, já pré-adolescente, passeávamos de carro aos domingos, eu, ele e minha mãe...
E a melhor herança, acima de quaisquer bens materiais, foram sua retidão de caráter e sua honestidade. Essas eu vou honrar até morrer...
Não espero o dia dos pais oficial – que ele achava bobagem e que esse ano tem até jingle do guaraná Dolly - e presto, hoje mesmo, minha singela homenagem a meu querido pai....
Mas, de toute façon, para todos os outros, Feliz Dia dos Pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário