quarta-feira, 27 de outubro de 2010


ADIANTADO

Eu sempre fui uma pessoa adiantada. Ou seja, alguém que chega aos seus compromissos ANTES da hora marcada. O que, nos dias atuais, já me transforma de cara num espécime raro, como se eu fizesse parte de uma espécie ameaçada de extinção. E o mais estranho de ser um cara adiantado é que parece que o mundo inteiro, ou pelo menos todas as pessoas que você conhece, tem um ritmo, e só você tem outro completamente diferente. Eu sempre fico pronto pra sair antes, eu sempre chego aos meus compromissos antes, e mesmo quando quero chegar atrasado, o máximo que eu consigo é chegar na hora. Eu cresci ouvindo meu pai dizer - quer dizer, eu não cresci. Eu ouvi meu pai dizer a vida inteira que a hora não é na hora e sim antes da hora. E acho que isso ficou gravado no meu subconsciente, porque não é uma coisa que eu provoque deliberadamente. Quando vejo eu to lá, pronto. Teste, por exemplo. Quando me chamavam pra um teste de comercial eu ia sempre pela manhã, pra me livrar logo. Mas não é que eu chegasse lá antes da hora do teste: eu chegava antes do equipamento! Não tinha nada lá quando eu chegava! Às vezes nem o porteiro sabia que ia ter um teste naquele lugar e eu já estava lá. Sexo: se eu to transando com alguém...Não, isso não quer dizer nada. Será? Vamos ver um outro exemplo: Festa: eu sempre sou a primeira pessoa que chega nas festas! E eu não sei o que faço, porque os donos da casa, que nem terminaram de se vestir para a festa, me vêem chegando e dizem: Ah, você já é de casa, fica à vontade! E eu fico lá, torcendo pra que a festa comece logo. E ainda dizem que apressado come cru. Mentira! Apressado passa fome! Ou você acha que alguém tira a carne do freezer e me serve quando eu chego adiantado num churrasco? Eu tenho amigos que estão sempre atrasados. Quando eu combino alguma coisa com eles, marco um horário falso, mais ou menos uma hora antes do horário real, pra ver se a pessoa consegue chegar pelo menos em cima da hora. Eu já cheguei a ter crises existenciais com isso, pensando que eu não tenho nada pra fazer na vida, que eu sou um desocupado, afinal como é que as pessoas correm tanto, estão sempre atrás do relógio e eu estou sempre na frente, com tempo sobrando? Mas aí eu me dou conta que as pessoas atrasadas estão sempre atrasadas, mesmo quando elas não estão fazendo nada. E que eu estou sempre adiantado, mesmo quando eu tenho muitas coisas pra fazer. Às vezes eu chego a fazer cálculos mirabolantes do tipo: e se eu fosse morar nos Estados Unidos durante o horário de verão? E se eu mantivesse o meu relógio atrasado uma hora em relação ao horário de Brasília? E se eu fosse morar na Bahia, afinal, lá não tem horário de verão; mas lá é tudo mais lento, não ia adiantar nada. O fato é que o tempo passa. Ou melhor, como dizia Cazuza, não pára! E, graças a esse passa-passa enlouquecido do tempo, a gente vai ficando cada vez mais velho. Só espero que eu não envelheça ANTES de todo o mundo.

5 comentários:

  1. Impressiona essa coisa de estar sempre atrasado. Será que existe explicação?

    ResponderExcluir
  2. Queridos Roberto e Celeste....para mim nao existe explicacao para o atrasado ou adiantado, cada um tem uma razao para se-lo dentro do seu proprio estilo e pronto!Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Você me trouxe grande alívio... pensava que era só comigo. Sou extremamente pontual. Muitas vezes chego um pouco antes da hora marcada e espero alguns minutos do carro. Também já cheguei em festas e fiquei com a impressão que tinha ido no dia errado - não tinha ninguém e o anfitrião estava no banho!
    Muque de Peão

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    De fato, esse ritmo ao qual nos impomos é um estilo de vida, por isso essa situação.

    Abraço.

    ResponderExcluir