segunda-feira, 1 de novembro de 2010



HUMOR
O humor está perdendo a graça. Se banalizou. Chegou no camelô, como gosto de dizer quando algo está em toda a parte. Ta igual àquele coraçãozinho que as pessoas fazem com as mãos. Ou, sei lá, calça saruel. Melhor: Restaurante a quilo. Vocês já se deram conta de que agora tudo, absolutamente TUDO é humor? A MTV, por exemplo, deveria mudar o nome para HTV. Pois música é o que menos tem lá. Já humor... E o triste nisso tudo são as confusões que as pessoas fazem, apropriando-se de formas, tipos, estilos, como se houvesse uma fórmula para se fazer humor ou o que quer que seja. O humor virou moda. E, como toda moda, vai passar. E eu, como gosto de estar sempre à frente da moda, estou torcendo para que passe logo. Não quero mais rir. Chega! Não posso mais ouvir falar na expressão “stand up”. Sobretudo quando pronunciada com sotaque de mano paulista, seguida do não menos batido "tá ligado?". Algo como: É isteindápi, tá ligado? "Mó" engraçado... Meu próximo espetáculo quero fazer deitado, pra deixar bem claro que não é stand up. Aliás, será que alguém aqui no Brasil, além da Agnes Zuliani e, claro, dos pioneiros Agildo, Miele, Chico e Jô, sabe exatamente o que quer dizer stand up? Não a tradução literal, evidentemente. Por sinal, erro muito comumente cometido por parte dos ditos "stand upers", que chegam a declarar que stand up comedie significa comédia em pé. Pior ainda é dizer que o espetáculo é um “stand up de personagens”. Hello! Isso não existe!! É o mesmo que dizer que o restaurante é vegetariano com carne... Dizem que rir é o melhor remédio e eu concordo. Acredito que realmente é. Também acho que, para dormir, Lexotan é o melhor remédio. Mas já imaginaram tomar uma caixa inteira de Lexotan? Não dá, né? Outro dia dei uma entrevista para a revista Júnior, cuja matéria seria sobre atores que fazem espetáculos solo. Antes de dar a entrevista disse que ainda não havia feito um solo, só poderia falar da minha experiência na Terça Insana, que era composta de vários pequenos solos de diferentes atores. Ok, concordou, concordei, concordamos. E adivinha qual foi o título da matéria? Os reis do stand up! Eu nunca fiz stand up na minha vida! Sou tímido demais para isso. Mas até explicar que focinho de porco não é tomada, eu desisto e fico na minha. Torcendo pra que essa onda passe!
Na foto, a maravilhosa Dercy Gonçalves de MAU humor. Com “u”, tá? Porque mal com “l” é o contrário de bem...

7 comentários:

  1. Robertinho Rules!!! Concordo mto c oq vc escreveu!! e tenho a enorme preguiça de quem acha q Stand Up é qq coisa de um ator sozinho, rs!! Pior a moda é nacional, Sp, RJ, POA, curtiba.. e so on!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com algumas coisas outras nem tanto, para dormir melhor um frontal e entre riso forçado, se mostrar feliz e rindo sempre , até me cansa um pouquinho, por vezes fico mais plena quietinha, só contemplando e já passei por momentos maravilhosos sem rir, apenas conversando com amigos inteligentes e até bem sérios.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o difícil é saber o que não vira moda por aqui!!! rss

    Bjos Robertinho!

    ResponderExcluir
  4. eu, particularmente, nunca irei reclamar do humor virar moda ou febre. isso é pra ser comemorado!triste é constatar que a corrupção, a impunidade e a violência viraram moda, por exemplo. concordo que existe um certo desgaste e equívoco com relação à na expressão stand up, mas isso é decorrência dessa vontade que agora todos têm de fazer humor. que brilhem os melhores!!

    ResponderExcluir
  5. É tanto programa de humor que se fica de mau humor!
    Torcer para que mude os humores!!!
    Mas não mude o seu!
    Adoro como vc escreve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, estava pensando nisso essa semana, assistindo a mtv, fico muitas vezes puto com o estilo do humor, muito acido, muito gratuito, banalizado, odeio ver meros iniciantes serem tao desrepitosos com grandes artitas usando os nomes dos mesmos em piadas de mal gosto!

    E a outra coisa é a confusão que vc cita no texto, deprimenteeee , o pior de tudo é que eles acreditam e fazem as pessoas acreditar que estão inventando algo, comedia é comedia e esse estilo vem de muito antes da conhecida Commedia Dell'arte, será que eles sabem o que é isso?

    ResponderExcluir
  7. Remédio demais vira overdose. O bom é que ninguém morre de humor (ou será pior?). O que incomoda mesmo é que as pessoas sentam-se para assistir a um espetáculo com uma cara de "Ok, quero ver me fazer rir. Comece!" Mas só dão risada mesmo quando não precisam pensar, ou seja, quando a piada já foi ouvida em algum lugar. Piada pronta. Hoje acho que se fizer um espetáculo dramático ou trágico vamos todos achar muito engraçado. Não conhecemos mais o humor ou o que é humor

    ResponderExcluir