quinta-feira, 22 de abril de 2010


DE MALAS PRONTAS

Esse é o título do último livro de viagens de Danuza Leão, de quem sou fã, e que resume bem o meu atual estado de espírito. Já faz bastante tempo que decidi fazer mais uma viagem a Paris, cidade onde vivi no início dos anos noventa e que amo de paixão. A data escolhida foi dezoito de abril, para ficar, a princípio, no mínimo quarenta dias. Já estava literalmente de malas prontas, como diz o título do post, quando, inesperadamente, o vulcão islandês entrou em erupção fechando o espaço aéreo europeu e tive que suspender a minha viagem. Nada grave para quem não está trabalhando e tem inúmeras possibilidades de remarcar a viagem em datas diferentes. O problema é o tal estado de espírito, o “estar de malas prontas”. A questão literal, tudo bem, já está resolvida, malas desfeitas, roupas guardadas outra vez nos armários. Mas e a, digamos, postura malas prontas? A cabeça que já estava em Paris, a organização mental que já estava feita exige ser refeita rapidamente...Haja programação neurolinguística. Haja “logística” mental, para usar um termo bastante em voga. É chato, envolve questões como mudança forçada de planos, frustração de expectativas, revisão de posturas...Ta, é crescimento. Tudo que nos faz rever posturas e testa nossa capacidade de adaptação e flexibilidade diante dos fatos da vida vem para nos fazer melhorar como seres humanos. Mas, cá entre nós: depois de uma certa idade, não é todo dia que a gente ta disposto a crescer e a melhorar como ser humano! Às vezes a gente só quer fazer o que planejou sem que a porra de um acidente geográfico, uma estrutura geológica lá dos confins do Judas venha atrapalhar! Poxa, eu já sou um ser humano tão legal...Brincadeira. Eu realmente acredito que tudo acontece para nos fazer refletir sobre nós mesmos e, com isso, evoluirmos como seres humanos. Eu realmente acredito. Acredito. Repito isso, inclusive, para ter ainda mais certeza...
E espero que o próximo post desse blog seja postado em Paris! À bientôt...

5 comentários:

  1. A vida nos ensina, sim, algo novo todos os dias e tu captaste mais uma licao: aniversario deve ser comemorado entre amigos, com champagne e muito querer bem. Happy Birthday my little brother. I love you so much!

    ResponderExcluir
  2. Tô com a Rita e não abro. A Islândia te mandou um recado pra você comemorar mais um niver com os amigos. Festas na tua casa são inesquecíveis, pelo teu jeito de receber e cativar os convivas. Só não vale tocar Bjork...
    PS. Gostei da foto, onte é?

    ResponderExcluir
  3. Thanks, Rita! Que bom que entendes meu senso de humor...
    Odilon, a foto é em Key West, sul dos EUA. Thanks to you too!

    ResponderExcluir
  4. pensei que a foto era no Borba Gato, hahaha... sossega, tu te livraste de limpar a fuligem que o vulcão deixou no apê onde vais ficar!!
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo isso. E acho também que rende um bom papo... essa questão de mudanças repentinas no itinerário do estado de espírito não são das mais agradáveis... mas se soubermos aproveitá-las de certa maneira, servem para uma evoluidinha... por menor que possa parecer.

    Adorei o comentário no blog. Fiquei super contente. Valew queridão.
    Grande abraço.

    Melo

    ResponderExcluir