sábado, 17 de abril de 2010


EYJAFJALLAJOEKULL


Esse é o nome do vulcão que está em erupção na Islândia. Tente pronunciar: Eyjafjallajoekull. Impossível. Parece que, além de cinzas e lava, ele também expele consoantes. Nunca vi tantas numa palavra só. Aliás, dizem que na Islândia é altíssimo o índice de destroncamento de línguas... E a Bjork, heim? Será que conseguiu salvar aquele vestido de cisne que usou no Oscar? O fato é que eu só tinha ouvido falar da Islândia até hoje por causa da Bjork. E agora só se fala nela. É inacreditável como um incidente ocorrido em um lugar tão distante pode afetar o mundo inteiro. Comprovação total da teoria da borboleta: O efeito vai se espalhando em ondas. Aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, mais especificamente ainda em minha casa, o efeito é devastador: Roupas empilhadas encima do sofá, mala aberta no chão do quarto, eu feito barata tonta acompanhando as notícias pela internet e pela televisão...O mundo anda bem esquisito. Será que vai durar até 2012? Fiquei lembrando d'O Pequeno Príncipe que, em seu minúsculo planeta, o asteróide B 612, revolvia cuidadosamente, todas as manhãs, os seus dois vulcões. Um estava extinto. Mas quem é que pode garantir? E o outro, ele usava para aquecer o almoço. Que fofo. Meigo mesmo. Lembrei também de Hilda Furacão, que sacudiu a Belo Horizonte da década de cinquenta ao trocar a vida de mocinha da alta sociedade pela de prostituta da zona boêmia...
Ainda bem que a minha viagem é totalmente voltada ao lazer. Se não embarco amanhã, embarco quando der. Mas e quem viaja pelo mundo a trabalho? Li que executivos estão pagando mil e oitocentos dólares em táxis...Sempre lembro da minha mãe nessas horas. Ela diria coisas do tipo: A gente faz um plano, Deus faz outro. Ou, então, a minha preferida: A gente não manda nada pra essa Argentina e ela tá sempre mandando frente fria pra cá!
Pois é, Islândia, a gente não manda nada pra você. Já não bastava ter nos mandado a Bjork?

3 comentários:

  1. Na minha opinião a Islândia não precisava ter nos mandado nem a Bjork, que dirá fumaça de vulcão!
    Ótima frase lida hoje no twitter: Após o falecimento económico, a Islândia teve seu ultimo desejo realizado: suas cinzas foram espalhadas por toda a Europa...rs

    ResponderExcluir
  2. Ah, Cau...li no facebook e pensei que era tua!

    ResponderExcluir
  3. Robertinho... Muito legal teu texto,
    Sempre tenho passado por aqui, mas não tenho comentado. Por isso hoje não só comento, como friso que estive aqui e tenho achado teus textos muito bons.
    Espero que tudo esteja maravilhosamente bem.
    Um super beijo.

    Ah, estou com um blog também. Me diga o que achou quando vir. http://papointimo98fm.com.br/blog/

    Melo

    ResponderExcluir