segunda-feira, 8 de março de 2010


MULHERES

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e, enquanto vôo de Salvador pra São Paulo, penso na importância que várias delas tiveram e tem na minha vida. Cresci cercado delas, minha mãe Doracy, minhas irmãs Raquel, Rita e Regina, minha avó materna Adelaide. Minhas professoras do primeiro grau – à época quase não havia professores – e minhas professoras de piano.
Todas as minhas amigas – sempre tive mais amigas do que amigos – minhas colegas atrizes, minha diretora e mestra Maria Helena Lopes.
Minhas “ídolas” Clarice Lispector, Elis Regina, Rita Lee, Baby Consuelo, Maria Bethânia, Regina Duarte, Zezé Motta, Lucélia Santos, Cida Moreira, Camile Paglia, Danuza Leão, Regina Casé, Grace Gianoukas, Cecília Meirelles, e tantas outras que não caberiam aqui no post porque gosto de ser conciso ao expor minhas idéias e detesto imaginar que possa estar tomando tempo demasiado de quem lê. Sobretudo delas, as mulheres, que tem tanto a fazer e além de tudo o que fazem ainda dedicam muito de seu tempo a nós, homens, que insistimos em depender delas pra tantas coisas...
Ainda bem que, diferentemente de nós, homens, elas tem a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. E mais: a incrível capacidade de conversar sobre vários assuntos ao mesmo tempo. E mais ainda: de falarem todas ao mesmo tempo e se entenderem, sabe Deus como. Por falar nisso (vários assuntos ao mesmo tempo), lembrei de uma bobagem... Em Porto Alegre havia uma loja chamada MC Mulher, cuja dona, Maria do Carmo, era uma apresentadora de televisão que depois se tornou deputada. Como em Porto Alegre tudo virava gíria – não sei se ainda é assim – quando uma coisa ou pessoa era muito feminina, a gente dizia: MC mulher, mulher, mulher!
Acho interessante a idéia de homenagear as mulheres com um dia, mas prefiro homenageá-las com o respeito e a reverência constantes que dedico a todas elas através de meus atos, palavras e sentimentos sinceros de amor, carinho, amizade e gratidão. Viva a mulher. Vivam todas as mulheres. Cada uma delas em separado e todas elas ao mesmo tempo.

2 comentários:

  1. Obrigada querido por tao belas palavras e pela parte que me toca desta sensibilidade que te e peculiar e do amor grande que existe em teu coracao. I love you so much!

    ResponderExcluir
  2. Me add no orkut, sou teu fã de Recife..tentei te add mas ta bloqueado só com o e-mail...
    Abraços e parabéns pelo blog e pelo seu maravilhoso trabalho!
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=5826530151604492873
    Beijos, se cuida, fica com Deus e muito mais sucesso!

    ResponderExcluir