quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010


MÚSICAS QUE COMBINAM COM PRAIA

Sou daquele tipo de pessoa que não vive sem música. Todas as memórias das diferentes épocas da minha vida são marcadas pelas músicas que as embalaram. Tenho um gosto consideravelmente eclético, claro que exceção feita às músicas de má qualidade. E acho também que cada ocasião e local pedem determinado tipo de música. Como acabei de passar seis dias junto ao mar, naturalmente que escutando muita música, resolvi escrever sobre músicas que combinam com praia...Acho que MPB, preferencialmente, combina com praia. Principalmente Novos Baianos, Mariza Monte, Caetano Veloso, Tribalistas e todo esse pessoal, digamos, astral. Música eletrônica, que toca em balada, definitivamente não combina com praia. Se a idéia é relaxar, sair do caos urbano, desestressar, pra que levar junto a trilha sonora do stress? Ãh?
Música clássica combina. Mas, também, com o que música clássica não combina? Chego a pensar que existe uma ou mais músicas clássicas para absolutamente todos os tipos de situações da vida. Até para a guerra. Até para velórios e enterros. Já ópera não combina. Muita gritaria. Lounge, sim. Se bem que na praia não tem lounge. Tem, no máximo, umas esteiras, guarda-sóis, cangas e cadeirinhas. Ao contrário do que muita gente pensa, axé NÃO COMBINA COM PRAIA! É que quem ouve axé gosta de fazê-lo em alto volume. O que faz do axé um som invasivo, que entra sem pedir licença no espaço sonoro alheio, o que é totalmente inadequado para lugares coletivos como a praia. Sem falar que é muito agitado, corre, pula, de ladinho, de bundinha, bate a mão, bate o pé, até chegar no insuportável TIRA O PÉ DO CHÃO!!! Como assim, é pra levitar? Então coloca um new age...
Bossa Nova combina. Se por mais não for, pela temática: são mares, waves, rios de janeiro, barquinhos e quetais. Totalmente adequado, inclusive para se passar uma tarde em Itapuã.
E o brega, heim? Bom, dependendo da quantidade de caipirinhas ingeridas, já pensou que delícia escutar uma boa Gretchen? Konga, la Konga quiero bailar...Ou quem sabe Sydney Magal com “tenho um mundo de sensações que posso te oferecer”? Joelma, nunca! Pelos mesmos motivos do axé. E mais o bate cabelo. Assim como pagode e sertanejo. Acho que bolero combina...Já pensou ouvir La Barca junto ao mar? Ou: foi por la vereda tropical...
Agora lembrei da Rita Lee: se Deus quiser, um dia quero ser índio...Meu bem você me dá água na boca...Nada melhor do que não fazer nada. Praia total. As antigas da Gal, também. As antigas da Marina Lima. Ah, e como lembrou o meu amigo Ricardo K, Blue Eyes, do novo CD do Mika, combina também.
Enfim, na praia, na montanha ou na cidade, música é fundamental. Tanto quanto o silêncio. O que algumas pessoas jamais irão entender.

6 comentários:

  1. Adorei!!! Seu blog é bem diário, né? ehehehe!!

    Agora podemos ser amigos de blogs, rs!

    bjao! parabens!!

    ResponderExcluir
  2. perfeito!! ah, e adorei ver citado meu nome!! hehehhee
    bjao

    ResponderExcluir
  3. O seu blog é uma delícia Roberto, viajo lendo as cenas que descreve, sou sua fã,
    Ah! também não vivo sem música e concordo com tudo o que escreveu!
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Como pude ter esquecido o Lulu Santos??
    Depois dessa, nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia...

    ResponderExcluir
  5. e reggae? acho que tem a cara da praia,não acha?

    ResponderExcluir
  6. axé não combina com praia? rsrssss
    depende de qual tipo de axé amigo.
    imagine um set-list com
    1- timbalada beija flor
    2- colorir papel jammil
    3- é verão jammil
    4- 100% você do Chiclete com banana
    5- Circulou Eva

    poderia fazer um com 500 músicas AXÉ aqui que combinariam perfeitamente com praia.

    ResponderExcluir