quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010




LIBERDADE

Eu amo a liberdade. Não estou me referindo ao bairro japonês de São Paulo, que amo também. Me refiro à liberdade em si, ao sentimento liberdade. Sentimento, não. Condição. Ser livre é uma condição. Aliás, para mim, si ne qua non. Outro dia minha irmã me contou que certa vez um amigo seu disse: “não faço nada com a minha liberdade, mas gosto de tê-la.”
E é exatamente essa a questão! Liberdade, o importante é TER. Há pouco falei com minha amiga Agnes pelo telefone e ela me disse que estava indo para um ensaio. São duas horas da tarde de uma quarta-feira de cinzas em que deve estar fazendo mais de trinta graus em São Paulo. Acabei de chegar da natação e tenho a tarde inteira livre para escrever. Sobre liberdade ou sobre o que quiser...melhor do que isso, só se eu estivesse sendo pago para escrever! Mas aí talvez eu não tivesse tanta liberdade para escrever sobre o que quisesse. Donde concluo que tudo é relativo, liberdade também. Já pensou que maravilha poder ir para onde quiser, e voltar quando bem entender sem ter que dar satisfações a ninguém? Por outro lado, que triste não ter ninguém a quem dar satisfações, não é verdade? Como quase tudo na vida, só damos valor à nossa liberdade quando deixamos de tê-la. Não quero dizer ser preso, ir pra cadeia, ser extraditado. Mas, por exemplo, arranjar um namorado. Muitas vezes pedimos, rezamos, fazemos promessas pra Santo Antonio, e, quando finalmente ele nos atende, lá estamos nós reclamando da falta de liberdade. Com o trabalho também é assim. Queremos muito, pedimos muito e, quando finalmente a agenda está cheia lá estamos nós reclamando que não agüentamos mais trabalhar tanto: Queria muito ir pra praia, pro Rio, fazer uma viagem à Europa, passar um fim de semana em Buenos Aires, mas, com todo esse trabalho, cadê tempo pra isso? E, ao mesmo tempo, sem trabalho, cadê dinheiro pra isso? Claro, como quase tudo na vida, liberdade também tem o seu preço. Resolvi fazer de 2010 o meu ano sabático, para ficar sem fazer nada, curtindo a minha liberdade. Qual! Aqui estou, preso a esse blog, escrevendo compulsivamente...
Por essas e outras é que procuro sempre valorizar o que tenho enquanto tenho. Seja um relacionamento, um projeto, um amigo, um emprego ou um par de havaianas. E, evidentemente, a minha liberdade. Cada vez mais me convenço de que a nossa vida é somente o presente. Então é com ele que temos que trabalhar para sermos livres e felizes. O trabalho não te satisfaz mais? Pede demissão. Não gosta mais da cidade onde vive? Muda de cidade. O relacionamento ta um saco? Dá um fora no parceiro...Eu sei, não é fácil assim. Mas que delicia saber que temos a liberdade de fazer tudo isso...Se quisermos, evidentemente.

3 comentários:

  1. Com toda esta facilidade que tens para expressar o que sentes deverias escrever, paralelamente ao blog, tambem um livro. Afinal, o momento de criatividade te da liberdade para tal. Aproveite!

    ResponderExcluir
  2. QUERIDO ROBERTO SOU SUA FÃ!!!
    JÁ OLHEI MAIS DE 100 VX O CUPIDO NO YOU TUBE..KKK
    VC É O ÓTIMO!!PARABÉNS!!
    NÃO CONSIGO TE ADD. NO ORKUT...
    ME ADD!!
    MARCELA KM2
    BJUXXX!!!

    ResponderExcluir