domingo, 16 de junho de 2024

ADIEU, FRANÇOISE HARDY!

Abro o instagram pela manhã e uma postagem dos artistas/fotógrafos franceses Pierre et Gilles apresentava uma imagem belíssima da cantora Françoise Hardy ainda jovem ao som de seu hit Comment te Dire Adieu. Volto no tempo não sei quantas casas... Eu morava na rua Garibaldi, em Porto Alegre. Meu professor Alziro Azevedo morava na Santo Antônio, paralela à minha rua. Alziro tinha uma invejável coleção de LPs. Dentre eles, um especial para mim, de Françoise Hardy. Eu já era louco por ela desde a mais tenra idade, quando escutava La Question, trilha sonora de alguma novela da minha infância, na rádio Cristal de Soledade, provavelmente no rádio da Variant do meu pai estacionada em frente à nossa casa. Ou no meu toca-fitas, que registrava tudo o que a rádio tocava, inclusive alguns comerciais... Depois, muito depois, já na Paris dos anos noventa, eu descobri que a canção Comment te Dire Adieu, que eu amava na versão de Jimmy Somerville com os Comunards, era também um hit dela dos anos sessenta... Pois o saudoso professor Alziro me emprestou esse LP de Françoise Hardy que gravei em fita K7 (mileniuns, por favor, dêem um Google) e essa fita me acompanhou por muito tempo no Walkman (Google again) por onde quer que eu fosse... Françoise Hardy nos deixou essa semana. Todos os meninos e meninas da minha idade choram a sua partida. Tous les garçons et les filles de mon âge font ensemble des projets d'avenir. Et les yeux dans les yeux et la main dans la main... O mundo anda chato, careta e dividido. Direitos a duras penas conquistados estão correndo o risco de serem extintos. Tentativas de retrocesso encontram cada vez mais espaço para se estabelecer. E a cidade de Paris está cada vez mais distante do meu sonho de jovem: Ano que vem fará dez anos que não a visito... Ícones do pensamento liberal e progressista nos deixam a cada dia. Artistas perdem cada vez mais importância na sociedade de consumo. O que será que vamos idolatrar no futuro? Ou quem? Jovens milionários? Influencers? Tiktokers? Tenho até medo de imaginar... Para terminar citando Françoise Hardy, espero ter o coração feliz sem medo do amanhã... Na foto, la jeune Françoise par Pierre et Gilles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário