quarta-feira, 17 de março de 2021

ELIS 7.6

Hoje a cantora Elis Regina completaria setenta e seis anos de idade. E eu sigo comemorando seu aniversário como se ela ainda estivesse viva. Adoro dedicar esse dia do ano a beber vinho e ouvir Elis, como se beber vinho e ouvir Elis não fossem duas das coisas que mais faço na vida. Na verdade, é à memória da maior cantora brasileira que dedico esse dia. Sempre visionária e profética, a Pimentinha cantou há mais de cinquenta anos coisas que retratam exatamente o que estamos vivendo nos dias de hoje. Como em Cartomante, de Ivan Lins: Nos dias de hoje é bom que se proteja, ofereça a face pra quem quer que seja. Não ande nos bares, esqueça os amigos, não pare nas praças, não corra perigo... Que saudade de ter uma artista de tamanha grandeza nos contemplando com seus shows e álbuns. Me considero um privilegiado por ter podido assistir a três de seus shows e ter quase todos os seus discos. Para mim, Elis não morreu. Continua viva, pertinente, relevante, questionadora. E, claro, bem humorada. Ainda me emociono ao ouvi-la, como nos verdes anos da minha juventude. Histórias sobre ela já contei tantas aqui no blog que, para não me tornar repetitivo, paro por aqui. E, para encerrar citando os versos de Gil que ela gravou no lado B do compacto de Alô, Alô Marciano, “só me resta agradecer e aguardar a ocasião de tão somente andar ao léu no céu da vibração”. Feliz aniversário, Elis Regina Carvalho Costa, no céu da vibração! Na foto, Elis sendo Elis como só ela sabia ser. Muitas já tentaram, sem resultados...

2 comentários:

  1. Elis estará sempre no nosso imaginário, aos 76, ela estaria da fila da vacina, exibindo a foto, filme, gif, e gritando aos quatro ventos sua revolta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odilon, querido! Prefiro não fazer projeções sobre o que estariam fazendo ou dizendo meus ídolos. Melhor mantê-los em seus pedestais... Bjo!

      Excluir