quinta-feira, 16 de julho de 2020

TOUJOURS VANIA






Há coisas que a memória guarda em algum canto secreto e a gente não esquece nunca. Eu devia ter uns dezessete anos e morava em Porto Alegre. Me lembro que sempre que passava em frente ao IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) eu entrava na livraria - aquele lugar me fascinava – e ficava um bom tempo dando uma geral nas novidades. Tinha até uma conta no meu nome. As vendedoras, sabendo do meu amor pelos livros, me vendiam a prazo e à medida que podia eu ia pagando em suaves prestações. Mas, fora isso, eu tinha um prazer secreto nessas visitas: Disfarçado a um cantinho, eu folheava atentamente o livro Homens, da fotógrafa Vania Toledo. Estávamos no começo da década de oitenta e Vania, ousada, publicara um ensaio de nus masculinos. E todos famosos, personalidades da música, do teatro, das artes em geral. Não havia como salvar as fotos, printar, procurá-las no Google. Ou a gente comprava o livro ou ia admirá-lo na livraria. Lembro até hoje da icônica foto dos irmãos Sergio e Claudio Mamberti. De Ney Matogrosso na banheira. De Caetano em pé encostado a uma porta em nu frontal. Hoje Vania partiu. Mais uma perda enorme, incomensurável. Ela fazia parte daquela turma de pessoas talentosas, modernas, antenadas e descoladas que eu venho amando desde os anos oitenta. Da qual também fazia parte o seu amigo Antônio Bivar, que nos deixou semana passada. E Caio Fernando Abreu e tantos outros. Eu sempre encontrava com ela no almoço de Natal do Ritz. Nesse último, ano passado, quando nos cumprimentamos eu agradeci a ela por ter aceitado fazer parte do meu projeto Caio em Revista e ela respondeu: Mas vamos fazer logo! Só projeto, projeto não dá! Vamos fazer! É isso aí, Vania. Vamos fazer... Não quero encher o mês de julho de tristeza, por isso prefiro ressaltar o glamour e a alegria de Vania que, felizmente, estão registrados em suas obras. Ela e o Bivar já devem estar no esquenta para a grande balada que farão in the sky with Diamonds...
Nas fotos, minha amiga Claudia Wonder, Cazuza e Nuno Leal Maia clicados por Vania e eu com Vania em si na abertura da exposição Tarja Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário