domingo, 16 de março de 2014

NIVER DA ELIS

Amanhã, dia 17 de março, é o aniversário de nascimento de Elis Regina. Se fosse viva, a Pimentinha estaria completando sessenta e nove anos. Imagine que delícia! Elis estaria insuportável, para citar Ronnie Von. Se ela já não tinha muita paciência para a incompetência generalizada do Brasil na época em que era viva, imagine hoje! Estaria bradando aos quatro ventos. Minha amiga Annelise Hachmann postou em minha timeline do Facebook uma foto de grafiteiros pintando um painel com a foto de Elis em um túnel de Porto Alegre, sua cidade natal. Acho que já contei aqui no blog mas, como já passei dos cinquenta e venho me tornando paulatinamente um esclerosado, me permito repetir: Depois da morte de Elis, por um bom tempo, Anne (que é como chamo minha amiga) e eu comemorávamos o aniversário de nossa ídola todos os anos no dia 17 de março. Ficávamos tomando vinho e escutando os seus discos. Sim, discos. De vinil. Joga no Google. Pois bem, acho ótimo que Porto Alegre homenageie sua cantora maior com um grafitti no túnel, aliás, acho ótimo que Porto Alegre se renda ao grafitti como forma de arte. O que não aguento são cantoras cantando o que Elis cantou. Está combinado: O que foi gravado por Elis é dela. Já tem sua versão definitiva. Pra que regravar se não vai ficar melhor? Nem Maria Rita colou cantando Elis. Pronto, falei. E musical, então, com Elis sendo interpretada por uma atriz baiana? É mais ou menos como se eu quisesse interpretar Dorival Caymmi... Não dá, né? Desculpem o meu gauchismo bairrista. Mas não mexe nas minhas gavetas, tá? Feliz Aniversário, Elis! Parabéns a você, a maior cantora desse país, onde quer que você esteja. Que, por sinal, deve estar bem melhor do que aqui... Na foto, o citado grafitti pelas lentes da Anne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário