quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A MORTE, ESSA VILÃ

Passei os últimos dias na companhia de adolescentes terminais, cujas vidas estavam condenadas pelo câncer. Felizmente, na ficção. É que acabo de terminar a leitura de A Culpa é das Estrelas, de John Green, livro que me foi dado de presente por meu amigo Odilon Henriques. Após um curto período de resistência à leitura, entreguei-me a essa belíssima história de amor e morte dos jovens Hazel Grace e Augustus Waters. Eu tenho verdadeiro pavor de lidar com esse tabu. Sim, a morte, para mim, é um tabu. Não tenho a sabedoria nem a fé necessárias para encará-la como uma coisa normal, malgrado a sua iminência. Eu sei que, um dia, ela virá. Então deixa ela lá, no dia dela, e espero que falte muito tempo ainda. Não me conformo quando ela leva prematuramente pessoas incríveis, que ainda estavam no auge, como minha querida Sandra Güez e meu inesquecível amigo Marcelo Pezzi. Isso sem falar nos nossos ídolos, como Elis Regina, Cássia Eller e Amy Winehouse. Mesmo quando nos tira os mais velhos, como nossos pais e avós, a dor da perda é algo que marca profundamente a nova vida que seguimos sem nossos entes queridos. Eu não quero viver muito, tipo ficar velhinho, tendo dificuldades para fazer as coisas sozinho e dependendo dos outros. E também não tenho a menor vontade de viver muitos anos me privando das coisas que me dão prazer. Prefiro viver menos tempo tendo prazeres diários do que ter uma longa vida de privações. Como Hazel e Gus tomando champanhe no restaurante em Amsterdã. Aquele poderia ser o seu último momento juntos. Mas era, sem dúvida, o melhor. Citando a própria Hazel Grace: "Alguns infinitos são maiores do que outros"... E quer saber do que mais? É por isso que eu bebo! E recomendo a leitura dessa obra. Na foto, A Deposição de Cristo, de Caravaggio.

Um comentário:

  1. Querido Bob, quando te dei o livro sabia que resistiria mas também sabia que o leria. Eu o tenho como uma bela história de amor. O amor que não reconhece preconceitos ou limites de tempo. Fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir