quinta-feira, 14 de outubro de 2010


AU REVOIR, PORTO ALEGRE!

A Volta ao Lar. Esse é o título de uma peça de Harold Pinter, em cuja montagem carioca, de 1992, trabalhei como assistente de direção de Luiz Arthur Nunes. No elenco, o já saudoso Sergio Viotti, Antonio Caloni, Vera Holtz, Marcos Breda e Marcelo Picchi que, antes da estréia, deixou o projeto e foi substituído por Mario Borges. Eu acabara de voltar de Paris, onde havia morado por um ano, e esse foi meu primeiro trabalho profissional pós-fase européia. Mas não é desse projeto longínquo que quero falar aqui no post. Foi apenas um instante de memória motivado pelo tema: Partir, retornar. Quero falar da minha volta ao lar. Ou melhor, das minhas. Eu, que adoro viajar e estou sempre indo e vindo, me pego agora no avião, voltando pra São Paulo depois de duas semanas em Porto Alegre, pensando que o bom das viagens não é somente o tempo que as antecede, durante o qual projetamos tudo o que pretendemos fazer no destino final e tudo o que desejamos que venha a acontecer. E não apenas o tempo que permanecemos no local para onde viajamos, com tudo o que ele possa trazer de bom e proveitoso para nós. Mas, também, a volta para casa. Daí a lembrança da peça de Pinter. É sempre bom voltar. Nunca se volta igual ao que se era antes de partir. Muito da viagem volta para casa conosco. Na memória. No corpo. No coração. Isso sem falar nas compras e nos souvenirs. Eu volto ao lar trazendo a alegria dos momentos vividos junto a familiares e amigos. Trazendo a satisfação de ter matado saudades. Trazendo a surpresa de ter conhecido pessoas encantadoras. A lembrança de um aroma, de uma imagem, um entardecer, um céu estrelado, uma árvore florida, um bom vinho, vários bons vinhos, medos superados, canais tratados, experiências vividas. E volto trazendo a expectativa de matar a saudade do que deixei. De quem me espera. Do meu lar. Volto para partir sempre. E sempre retornar...Como já disse Hemingway, Paris continua dentro de nós. É verdade. E não apenas Paris, mas todas as cidades por onde passamos continuam, para sempre, dentro de nós.
Au revoir, Porto Alegre! Et à bientôt...
Foto no aeroporto de Porto Alegre by Guto de Castro.

6 comentários:

  1. uma das coisas que sempre gostei foi receber amigos no aeroporto. aquele micro segundo de encontro de olhares e a saudade colocada de lado dando espaço para genuina alegria . pode rolar até uma lágrima. fica bem bonito . te receber aqui em porto alegre foi receber paris,são paulo,ilha bela e todas tuas experiências e leituras do artista que és . isso faz te nós tua platéia cativa . venha sempre . vá sempre também . estaremos sempre por aí ...
    ps digno e chic o crédito dado

    ResponderExcluir
  2. Belas visitas, belos recuerdos, faltaram o brilho das pedras preciosas e o beijo guardado com a saudade.

    ResponderExcluir
  3. Celeste querida, eu volto logo e, dessa vez, irei te ver!! Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Fiz um passeio pelo teu blog, amei recordar tanta coisa pelas tuas palavras, como a professora Rosaura, o Ocidente nos anos 80 e São Paulo, minha cidade do coração. Deixo um abraço de amiga muiiiiito antiga, podes imaginar um abraço na sala de piano aos oito anos, com direito a copiar um desenho do carderno da irmã Marília!

    ResponderExcluir
  5. Amei os teus textos sobre essa cidade que não é minha mas também adotei no coração.
    Lembra quando bebíamos chá nas xícaras de porcelana das nossas avós, olhando as flores roxas dos jacarandás caindo sobre a calçada após a chuva?
    bj bj!

    ResponderExcluir
  6. Sim, Anne! E das noites de lua no telhado do edifício e dos aniversários da Elis que comemorávamos...

    ResponderExcluir