quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

ELIS 4 EVER

Quarenta anos sem Elis. Lembro como se tivesse sido ontem. A notícia da morte trágica chegou pelo rádio. O mesmo rádio que a popularizara. Tão espantoso quanto foi para mim a morte de Elis na época, é para mim hoje já terem se passado quarenta anos. Assustador, como comentei logo cedo pelo WhatsApp com minha amiga Anne, aquela com quem eu comemorava os aniversários de Elis, fato já relatado aqui no blog. O mundo mudou tanto de lá para cá. Para melhor e para pior. Em termos de tecnologia, por exemplo, fomos da Idade da Pedra ao mundo civilizado. E a própria tecnologia, tão largamente desenvolvida, trouxe à tona o nosso pior, expôs a nossa barbárie em redes sociais… Eu, que à época era um garoto de dezoito anos apavorado com a possibilidade de prestar o serviço militar obrigatório, me transformei em um senhor de cinquenta e oito apavorado com a possibilidade de sair às ruas e contrair o corona vírus... Nem vou entrar na questão do nível atual das cantoras. Seria sacanagem com a maior de todas que repousa tranquila e eu não ia querer fazê-la revirar-se na nuvem da eternidade. Com idas e vindas, avanços e retrocessos, Elis continua sendo a maior, a melhor. E, chato que sou, não gosto de ouvir nenhuma outra cantando o seu repertório. Nem mesmo a filha Maria Rita. O que Elis cantou é dela. Se não vai fazer melhor - e é certo que não vai - então não cante, não regrave. Deixa quieto. Ou, para ser atual, don’t touch, it’s art… Que cada vez mais jovens descubram o canto de Elis. Sua relevância. Sua qualidade musical, seu temperamento, seu humor. Sua voz inigualável. Que ela nunca seja esquecida. Para mim, ela continua viva para sempre. Viva Elis Regina!

3 comentários:

  1. Caríssimo amigo, hoje é um dia triste e você escreveu a frase que eu queria ouvir desde cedo: "Elis continua sendo a maior, a melhor." É fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odilon, querido! Tudo que já foi dito sobre Elis é pouco. Felizes nós, que tivemos o privilégio de vê-la cantar.

      Excluir