domingo, 9 de janeiro de 2022

HOMEM FEMININO

Domingo chuvoso e frio. O verão de São Paulo sendo o verão de São Paulo e transformando tudo numa Sibéria glacial, opaca e gris. Minha irmã Raquél veio passar as festas de fim de ano comigo e me trouxe vinhos que agora embalam minha existência e aquecem meu tíbio coração. E o pensamento voa... Tiago Iorc, em seu belíssimo clipe para a canção Masculinidade, me trouxe reflexão e memórias. Como pude sofrer tanto e calado durante tanto tempo? Onde andava Nossa Senhora das Bichas que não olhava por mim? Certamente passou toda a minha infância e adolescência exilada ou presa nos porões da ditadura militar. E quando enfim liberta, Aleluia! Passou a permitir a visibilidade de Fernando Gabeira em tanga de crochê – que soube-se ser um biquíni emprestado da prima Leda Nagle - e o sucesso FM de Pepeu Gomes pregando que ser um homem feminino não fere o meu lado masculino. Não que antes não tivesse havido Gil, Caetano e Ney (sobretudo Ney!) sussurrando em falsete coisas que eu nem sei contar. Mas aí o estrago já estava feito... Até que hoje, juntando os cacos de tanta autoestima, autoconfiança e amor-próprio abalados por bulling e perseguições pedagógicas e religiosas, o resultado ainda é positivo. Poderia ter sido bem pior... Mas, voltando a Tiago Iorc, ele é um artista bem-vindo e necessário. Principalmente no Brasil atual, que acena para brutalidades, machezas e sectarismos em geral. Sua reflexão é oportuna, genuína e fresca. Sobretudo, livre do ranço das militâncias. Seu alfabeto é amplo e inclusivo: Do a ao z. Ou, para ser grego como as variantes do corona vírus, do alpha ao ômega. Que bom que estejamos vivendo o crepúsculo do macho antevisto por Gabeira. Ainda que tardiamente... Desde que comecei a ler Visão Noturna, de Tobias Carvalho, jovem autor gaúcho que desponta como revelação literária, tenho anotado meus sonhos em um caderninho que deixo junto à cabeceira da cama. É incrível como a princípio os sonhos somem na hora de anotá-los. Depois, com o tempo, começam a se detalhar mais e mais. Para de novo sumirem ao ponto de não conseguir anotar uma só linha. Não sei onde esse novo hábito irá me levar. Quem sabe a um post inédito aqui no blog? O que me impressiona é a variedade de pessoas, temas, locais e tempos sonhados de uma noite para a outra. Que máquina complexa é a mente humana. Capaz de tanto abarcar. Crentes dirão que está tudo na bíblia. E olha que a bíblia é só um dos milhares de livros escritos na Terra através de séculos... Como eu dizia, os vinhos que minha irmã me trouxe embalam minha existência e aquecem o meu tíbio coração. E, como cantava Fagner, ai meu coração que não entende o compasso do meu pensamento... Nas fotos, as masculinidades de Tiago, Pepeu, Ney & Gabeira.

4 comentários:

  1. Sissonhardes comigo, não vos esquecereis e a memória aquecereis, talveiz.

    ResponderExcluir
  2. Há anos Pepeu disse: "Ser um homem feminino não fere o meu lado masculino." Disse tudo e encerrou o assunto.

    ResponderExcluir