domingo, 15 de agosto de 2010



INVERNO


Não me lembro de já ter feito tanto frio assim em São Paulo desde que vim morar aqui, há 14 anos. Impossível não lembrar, com isso, dos invernos da minha infância em Soledade e dos invernos da minha juventude em Porto Alegre e Paris. Sempre preferi o verão ao inverno, a primavera ao outono, o calor ao frio. E meu estado de espírito, meu humor e minha disposição são diretamente afetados por essas variações meteorológicas. Sempre digo que nasci no lugar errado, pois no Rio Grande do Sul faz muito frio e me sinto um falso gaúcho por preferir as temperaturas mais elevadas e a pouca roupa. O frio me desanima, só quero ficar em casa, de preferência debaixo de um cobertor como está fazendo o Elvis, meu gato, na foto que ilustra o post. Eu, que gosto de acordar cedo, tomar café e ir para a academia, nesse frio todo só tenho vontade de ficar tomando chimarrão em frente ao computador, a um livro ou à televisão. O que também não é nada mau, já que me põe em dia com minhas leituras e escritos. Lembro que quando era criança minha mãe me chamava cedo para ir à escola e ainda estava escuro. O gelo cobria os canteiros e as calçadas. Eu não queria levantar de jeito nenhum e ela ia me vestindo enquanto eu ainda dormia... Uma vez cheguei a dormir de tênis pra adiantar o serviço da manhã. Minha mãe não acreditou quando foi me chamar... Mais de uma vez cheguei a ver neve em Soledade. Sim, vez por outra neva na minha cidade natal. Dos catorze anos em diante, quando fui morar na capital, Porto Alegre, o frio ainda seguiu me castigando. Boêmio que era, ficava até altas horas nos bares bebendo cerveja gelada e fumando. E, quando ia dormir, a bronquite e a rinite não me deixavam respirar. Quando fui morar em Paris, no começo dos noventa, era ainda mais frio mas eu quase não me importava porque tudo para mim era novidade e eu estava encantado demais com a cidade luz para me deixar abater pelo seu rigoroso inverno. Hoje procuro sempre visitar Paris na primavera ou no verão, que é quando mais aproveito minha cidade preferida. E São Paulo, a cidade que escolhi para viver, é bastante amena e agradável durante as quatro estações. O único problema é que, às vezes, resolve fazer as quatro num dia só. Nada que um bom drinque e boa música não me façam esquecer. Como agora, que estou bebendo meu vinho ao som de Billie Holiday...Mas que frio!
Impossível não citar, mais uma vez aqui no blog, a frase de minha mãe: Que raiva dessa Argentina, a gente não manda nada pra ela e ela tá sempre mandando frente fria pra nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário