sexta-feira, 25 de outubro de 2024
MUNDO PISTACHE
De repente o mundo foi invadido por pistaches. Lembro que desde criança esse sempre foi meu sabor preferido de sorvete. Mas era só isso, um sabor de sorvete. Depois, já adulto, vim a conhecer o pistache em si, propriamente dito, salgadinho e com a casca entreaberta, que a gente passa mais tempo descascando do que comendo… Até que, de uns tempos para cá, o pistache entrou na moda e agora tudo é de pistache. Virou febre. O sorvete, que já era de pistache, ganha um banho de pistache moído, como se fosse empanado em pistache. Bolos, tortas, doces, picolés, mousses, macarons, mil folhas, brigadeiros, canolis, biscoitos, tudo, absolutamente tu-do de pistache. Ele atingiu o seu auge, seu paroxismo, sua apoteose. Essa saborosa oleaginosa foi promovida, elevada à décima potência, virou uma espécie de Bruno Mars da gastronomia. E já aponta para a banalização: a Bauduco lançou waffle recheado de pistache, o Habibs tem casquinha de pistache e a Cacau Show tem agora o festival do pistache. Chegou no camelô, como gosto de dizer. Ou “virou bunda”, como dizia meu saudoso amigo Marcelo Pezzi… (Na decoração e na moda ele já virou nome de cor e está em todas as paletas: De vestidos, bolsas e sapatos até estofados, paredes e cortinados). Lembram do tomate seco, que bombou no começo dos anos 2000? Até sushi de tomate seco fizeram! Pois é, to só esperando o temaki frito e a pizza doce de pistache. Como diria minha personagem Betina Botox, vamos dar um tempo pro pistache?
P.S. Me permiti esse texto leve & bem humorado para dissipar as brumas em que me encontro envolto desde ontem após assistir ao novo filme de Almodóvar, O Quarto ao Lado. Não é para os fracos como eu. Mas, mesmo assim, imperdível.
Na foto, sorvete libanês banhado em pistache da Bachir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estou escrevendo e rindo ao mesmo tempo, aqui também já fomos solapados pelo tsunami do pistache, e já tem pizza... Quando virar recheio de acarajé eu vou tomar um rivotril.
ResponderExcluirHahahaha, Odilon! Mas você vai amar o sorvete do Bachir...
Excluir