segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

INVISÍVEL

Escrevo ainda fortemente impactado pelo espetáculo Invisível, solo do ator João Côrtes, a que assisti ontem à noite no Teatro Renaissance. É a primeira vez que assisto ao trabalho desse jovem artista que, pelo que andei pesquisando, já tem dez anos de carreira. João encanta desde o primeiro momento em que pisa no palco. Com uma presença cênica eletrizante e um trabalho corporal invejável ele conduz a plateia através da violenta história de seu personagem, que é vítima de violência física e psicológica por parte de seu companheiro. Assim falando parece que se trata de algo difícil de se assistir, ou pesado demais, ou até mesmo chato. Mas não é. Com seu talento e carisma João arrebata e nos prende à sua narrativa do início ao fim. É um grande prazer presenciar uma entrega tão intensa no palco. Ele denuncia e, ao mesmo tempo, entretém. O texto de Moisés Bittencourt e a direção impecável de Fernando Gomes são emoldurados pela precisa e mágica iluminação de Paulo Cesar Medeiros, praticamente o único cenário do espetáculo. Com ritmo intenso, cortes e flashbacks cinematográficos, o espetáculo solo de João Côrtes é uma lufada de ar fresco no teatro brasileiro. Uma renovação. Sacode, diverte, emociona e faz pensar. Precisa ser visto! Esse jovem ator é um atleta, um ginasta da arte e das palavras. Não sei mais o que dizer. Estou sem fôlego, estupefato, entorpecido. Saí do teatro renovado e recomendo a todos... Na foto, João recebe e agradece os merecidos aplausos.

3 comentários:

  1. Feliz em te ver e te sentir tão arrebatado pelo teatro. Arrepiei lendo seu post e desde já fico aqui na torcida para que eu tenha, ainda nesta vida, a oportunidade de também assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odilon!! Termina neste fds a temporada. Perguntei se volta ou se vai viajar e ele disse que ainda não tem nada certo. Tomara que volte e que viaje Muito!! Ah, e que você possa assistir! Bjo.

      Excluir