quarta-feira, 27 de outubro de 2021
ÚLTIMO CAPÍTULO
Ultimamente tudo já andava tão triste, careta, chato e sem graça. Imagine agora, sem Gilberto Braga... Acho que nem é preciso ser noveleiro como eu para saber da importância desse autor de telenovelas. Ele imprimiu uma marca, estabeleceu um estilo, criou um conceito de teledramaturgia. Com uma linguagem própria, única, inimitável e insubstituível. Sabia como poucos retratar a sociedade brasileira e suas idiossincrasias. Expunha como as classes alta e baixa se enredavam em tramas e subtramas seguidas de perto pela classe média, ávida por ascenção, sempre tentando uma "colocação" para um parente ou um amigo. O hight society carioca, com suas madames, mordomos e empregadas uniformizadas. Sua inesquecível Stella Simpson, vivida por Tônia Carrero na novela Água Viva, que do alto da cobertura da Vieira Souto mandava o mordomo ir buscar água do mar em um balde para ela se refrescar. A mesma Stella chocava a burguesia carioca fazendo topless em Ipanema na companhia de uma ainda jovem Maria Padilha. Ou a adorável vilã Yolanda Pratinni, personagem de Joana Fomm em Dancing Days. As execráveis Odete Roitman e Maria de Fátima, pérolas defendidas com maestria por Beatriz Segall e Glória Pires, respectivamente, em Vale Tudo. Na mesma Vale Tudo, a incomparável Heleninha Roitmann, de Renata Sorrah, já histórica, icônica, arquetípica. Sem falar em Isaura, a mocinha que projetou Lucelia Santos para o mundo... Gente com o senso de humor e a ironia fina de Gilberto Braga estão em falta no Brasil. Gente com a sua erudição. Vivemos uma seca, uma estiagem de inteligências. Um hiato de elegância. Refinamento, educação, delicadeza, gentileza, solidariedade, sutileza, cordialidade, respeito, traquejo social e diplomacia são valores em queda no mercado atual. Eu já vinha sentindo falta de Gilberto Braga em vida, imagine agora que ele morreu e sei que não teremos mais as suas tramas... Felizmente o canal Viva costuma reprisar novelas antigas. Recentemente revi Água Viva e Dancing Days. Vou ficar torcendo para que reprisem Celebridade, Paraíso Tropical, A Força de Um Desejo, Brilhante e O Primo Basílio, para citar algumas. Mas que vai ser difícil viver sem uma novela nova de Gilberto Braga, isso vai...
Nas fotos, as icônicas sandálias com meia de lurex da abertura de Dancing Days e Gilberto em si, como veio ao mundo. Adoro essa foto. Não sei de quem é. Seria da Vânia Toledo? Cartas para a redação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro amigo, você expressou o que não consegui verbalizar, sentir falta em vida é uma coisa e saber que ele não mais produzirá sequer uma linha de texto é outra completamente diferente. Sigamos aprendendo a viver sem Gilberto Braga.
ResponderExcluirOdilon, querido. Sim, seremos viúvos dele...
ResponderExcluir